Saiba como reutilizar alimentos


 Um terço do alimento mundial é desperdiçado.

 A fome ainda é um problema em muitos países do mundo. No entanto, o que existe é um desperdício imenso de comida.Estimativas da ONU indicam que um terço de todo o alimento produzido no planeta Terra vai parar no lixo.

As perdas acontecem desde quando o produto é colhido até o momento em que chega à mesa do consumidor. 






comida no lixo

comida no lixo


 Na  correria do dia a dia não nos damos conta de quanto alimento desperdiçamos.Segundo  as pesquisas um bilhão de pessoas não tem o que comer. A cada três segundos, alguém morre de fome.
Aí você me diz, mais a culpa não é minha!  E minha mudança de atitude não vai mudar o mundo!É com certeza não vai mudar o mundo ,a não ser que houvesse uma conscientização coletiva em relação a isso.
Mas nós podemos fazer a diferença na vida de alguém,como por exemplo, ao sairmos para jantar fora ou comer uma pizza,pedirmos para o garçom embrulhar o que não comermos da refeição e darmos para algum morador de rua no caminho de casa.Poderemos até não mudar o mundo, mais com certeza vai mudar o dia ou noite daquela pessoa que foi alimentada pelo seu gesto.Quanto ao dia a dia, trago aqui algumas dicas de reaproveitamento de alimentos,que vai fazer você economizar bastante em sua alimentação. Atitudes como essa pode lhe trazer vários benefícios, não só econômico, mais também na sua saúde,pois os talos e casca dos legumes e frutas são considerados grandes portadores de nutrientes e vitaminas,e muitas vezes com uma concentração até maior do que a própria fruta ou legume.
Vamos a algumas receitas que se testada com certeza serão aprovadas.

bolinho de talos blog das art


 Bolinhos de talos, folhas ou cascas



Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas; 2 ovos; 5 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 cebola picada; 2 colheres (sopa) de água; sal a gosto; óleo para fritar.

Bata bem os ovos e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete e cascas de chuchu. Recomendação: no caso de talos de couve, couve-flor e brócolis faça uma pré-fervura antes do preparo.

Bolo de casca de banana blog das art

 Bolo de casca de banana



Ingredientes:Massa:4 unidades de casca de banana
2 unidades ovo
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó


Cobertura:½ xícara (chá) de açúcar
1½ xícara (chá) de água
4 unidades de banana
½ unidade de limão

Modo de preparo:

Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por ultimo, misture delicadamente às claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno medo preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.
Dica: Banana é rica em potássio.

Suco de casca de abacaxi blog das art



Suco de casca de abacaxi

Ingredientes:
  • 1 abacaxi inteiro com casca;
  • 700ml de água filtrada;
  • Açúcar a gosto.
Modo de preparo:
  1. Lave bem a casca de todo o abacaxi com uma escova;
  2. Descasque o abacaxi como de costume, reserve a polpa e separe a casca, desprezando a coroa e o fundo da fruta;
  3. Ferva a casca em água e deixe esfriar;
  4. Adicione a casca fervida e a água mais açúcar no liquidificador;
  5. Coe o suco e sirva-se.
Propriedades do abacaxi
Fruta tipicamente tropical, de gosto ácido e muitas vezes doce. Pode ser consumida natural ou industrializada. Do suco podem ser preparados doces, balas, cremes, sorvetes, bolos. Rico em fibras, vitamina C, sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, celulose, potássio, cloro e sacarose. Bastante indicada para quem quer emagrecer, mas deve ser consumida com moderação, pois, pode causar irritação estomacal devido a sua acidez. Ajuda na digestão, redução de inflamações em geral e controle dos níveis de colesterol.
Você pode incrementar o suco batendo com folhas de hortelã, chá mate gelado ou até mesmo com água de coco. Para quem não gosta do talo, ele também pode ser usado para complementar o suco.


bolo de casca de abobora blog das art


Bolo de casca de abóbora


Ingredientes
  • 2 ovos
  • 1 xic. (chá) de óleo
  • 1 1/2 xic. (chá) de casca de abóbora cortada grosseira
  • 1 1/2 xic. (chá) de farinha de trigo
  • 2 xic. (chá) de açúcar
  • 1 colher de fermento em pó

Como fazer
  1. Bata os ovos, o óleo e a casca de abóbora no liquidificador e reserve.
  2. Em uma vasilha peneire todos os demas ingredientes Adicione a mistura do liquidificador e misture bem.
  3. Leve ao forno pré-aquecido em forma untada e enfarinhada por mais ou menos 40 minutos.
  4. Dica: A massa fica um pouca grossa parece que não vai da para misturar mais é assim mesmo da para misturar sim.
  5. Pode acrescentar coco que fica maravilhoso ou cobrir com uma cobertura de chocolate de sua preferência.

Bolinho de pão blog das art

ingredientes
  • 3 pães franceses amanhecidos (podem estar duros)
  • 120 ml de leite
  • 1/2 cebola
  • 10 g (1 colheres de sopa) de manteiga
  • Salsinha
  • 1 ovo
  • 10 g (1 colher de sopa) de farinha
  • Sal, pimenta, noz moscada
Modo de preparo
  • Corte o pão em pedacinhos e coloque em uma tigela.
  • Ferva o leite, junte com o pão, mexa bem e deixe descansar por meia hora (para o pão se dissolver bem).
  • Corte a cebola e a salsinha.
  • Derreta a manteiga numa frigideira e frite a cebola com a salsa, misture-os com o pão, o ovo, a farinha e os temperos.
  • Amasse bem (com as mãos) e, se a massa estiver muito pegajosa, junte farinha até ficar numa consistência boa (que não grude demais nas mãos, mas que ainda ligue).
  • Lave as mãos, molhe-as e forme bolas mais ou menos do tamanho de um punho.
  • Bote água e sal para cozinhar em uma panela.
  • Coloque os bolinhos delicadamente e deixar ali por mais ou menos 20 minutos.
  • Quando eles boiarem, eles estão prontos.
  • Sirva com um assado e molho, ou com almôndegas e molho, ou até dentro de uma sopa.

Outras dicas para poder reaproveitar um pouco mais do que iria para o lixo.

Casa

1. Limpeza de gordura:

Antes de usar os produtos considerados tóxicos, como detergentes, na cozinha, experimente o limão. Aplique, na área afetada pela gordura, os seguintes ingredientes: sal e bicarbonato de sódio. Então introduza limão espremido. Só tome cuidado para não utilizar a mistura em superfícies sensíveis, como as feitas de mármore. Atente também para, após a limpeza, lavar bem as mãos para que resíduos do limão não remanesçam em sua pele, pois o contato com o sol pode provocar queimaduras;

2. Limpeza interna de chaleira:

Sabe quando a parte interna da chaleira fica muito escura? Para limpar, encha-a com água e um punhado de cascas de limão e ponha-a para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Na sequência, é só escorrer e lavar bem;

3. Tecido corante:

Apesar de a fruta não ser tão comum no Brasil, cascas de romã são ótimos corantes vermelhos de tecido. Basta encher com água quente uma grande panela de aço inoxidável, adicionar cascas de romã e deixar em descanso durante a noite. Ferva a água com as cascas no dia seguinte e, em seguida, remova as cascas e adicione o tecido que você quer tingir de vermelho, mas ele precisa estar molhado. Ferva a roupa por uma hora e deixe-a esfriando durante mais uma noite. Remova-a da panela no dia seguinte, enxague em água fria e a partir daí lave-a com roupas de cores semelhantes;

4. Espante os mosquitos:

Use em um daqueles velhos aparelhos repelentes de insetos que são ligados na tomada e substitua o tablete convencional por um pedaço de casca de laranja ou por alguma outra fruta cítrica qualquer;


0 comentários:

Postar um comentário