Como fazer um lago no jardim

Primeiro temos de pensar no local  para o  futuro lago.
Tomar em atenção para não ficar  perto de árvores, uma vez que podem vir a danificá-lo com as suas raízes. Também as folhas dessas árvores acabam por cair na água, sujando-a .Um lago num jardim, para quem tem possibilidades, é sem sombra de dúvida uma mais-valia extraordinária.

Um elemento com água – seja um lago ou uma fonte – confere imediatamente outra vida a qualquer jardim. Para além de ser visualmente agradável num bonito e colorido jardim.

lago no jardim passo a passo



Lago no jardim passo a passo

Lago no jardim passo a passo

Lago no jardim passo a passo

 Lago de jardim passo a passo:

No caso de optar por criar o seu próprio lago de jardim, sem recorrer a terceiros ou a um modelo pré-fabricado.
Algumas recomendações.

    Estude a localização do lago no seu jardim, demarcando a zona com recurso a algumas estacas espetados na terra e uma corda; em alternativa use uma ou várias folhas de cartolina grandes que podem ser recortadas à imagem do lago que pretende construir. Tenha sempre o cuidado de verificar que a zona onde vai cavar não tem qualquer cano de esgoto ou outro.
    Decidido o tamanho e o formato, comece a cavar a terra, removendo todo o tipo de pedras, plantas e flores, incluindo raízes. O buraco para o lago deve ter uma profundidade de aproximadamente 1 metro a 1m20cm, sendo que a profundidade mínima deve ser de 60cm.
    O próximo passo é nivelar o fundo o mais possível, adicionando alguma da terra já removida se for necessário.
    De seguida, estenda o liner em plástico/PVC/borracha que adquiriu, certificando-se que ele cobre, na íntegra, tanto o fundo como as laterais do buraco. Este material, embora resistente e duradouro, pode facilmente romper se estiver em contacto com objetos cortantes, por isso, tenha o cuidado de manter o liner longe dos utensílios de jardinagem, assim como de pedras de maiores dimensões.
    O liner deve estender-se para fora do buraco e ao longo das “margens” do lago pelo menos 60 cm. Corte o excesso com recurso a uma tesoura.
    Utilize a terra escavada para cobrir o liner em excesso: para além de ser inestético, a exposição solar pode danificar o liner. Coloque pedras de grandes dimensões em torno do lago, afixando o liner definitivamente e criando uma decoração natural para o lago do jardim. Pode ainda colocar algumas pedras planas no fundo do lago para ajudar a manter o liner intacto e imóvel.
    Seguindo as instruções que acompanham a mesma, posicione a bomba de água de forma adequada dentro do buraco.
    Encha o buraco com um pouco de água para assegurar que tudo está no sítio e que não existem fugas de água. No caso de estar tudo operacional, encha o buraco com água da mangueira e ligue a bomba de água.
    Aguarde cerca de 24 horas antes de adicionar plantas e/ou peixes ao lago do seu jardim. As plantas devem ser colocadas dentro do lago em vasos de plástico pretos ou de rede e podem ser pousadas no fundo do lago e/ou sobre pedras de diferentes

 Caso você não tenha muito espaço ou não disponha de recursos, aqui estar uma alternativa bem criativa.



http://oferta.vc/7axU

0 comentários:

Postar um comentário